Os cuidados com a pele do recém nascido costumam gerar muitas dúvidas, em especial para os pais de primeira viagem. Uma boa conversa com o pediatra em geral é suficiente para solucionar essas dúvidas. Aproveito para deixar aqui algumas dicas no cuidado com a pele nessa fase tão marcante do desenvolvimento da criança.

Como dar o banho?

Dois estudos de Coorte envolvendo mais de 800 neonatos compararam o banho com imersão em banheira versus banho com esponja. Esse dois estudos mostraram o benefício do banho de imersão do corpo todo (exceto a cabeça e pescoço) em água a temperatura entre 37.8°C e 38.8°C, com melhor controle da temperatura, menos choro e irritabilidade sem aumento na taxa de infecção do coto umbilical.

Com que frequência dar banho?

Banho de 2 a 3 vezes na semana são recomendados para manter a saúde da pele do recém nascido. Frequência de banho maior pode comprometer a flora  bacteriana normal da pele e sua função de barreira.

O uso de sabonetes alcalinos podem comprometer o estrato córneo da pele, sendo preferível o uso de água sem aditivos ou com uso de syndets com pH neutro ou levemente ácido (pH 5.5 – 7.0).

O uso de hidratante após o banho é benéfico por reter água no estrato córneo e fornecer lipídeos que auxiliam na função de barreira e no metabolismo da pele. Certifique-se que o hidratante não tenha fragrância e nenhum alérgeno em seus ingredientes como tiazolinona (Kathon), cocobetaína, cocoamidopropil betaína, dietanolamida cocamida ou lanolina.

DICA: O uso de geleia de vaselina é uma opção barata e bastante efetiva.⠀⠀⠀⠀⠀

Saiba mais em www.odermatologista.com